Infinitos Amores: Com este com certeza já devem estar acostumados, uma vez que é o mais comum símbolo poliamorista. Ele é constituído de um coração vermelho e o símbolo do Infinito entrelaçado ao meio representando a possibilidade de ilimitado número de amores.
IDIC: Apesar de estranho, este símbolo representa a máxima “Infinite Diversity in Infinite Combinations”(Diversidade infinita em combinações infinitas). É uma referência ao Star Trek e a filosofia dos vulcões. A frase se refere às variáveis infinitas (ou formas de inteligência) no universo e as infinitas maneiras em que elas podem ser combinadas de maneira benéfica. IDIC é mais comumente visto como a filosofia dos vulcões.
Bandeira Oficial Poliamorista: Essa bandeira foi criada especificamente para ser a bandeira oficial Poliamorista, mas pelo visto não fez muito sucesso. Eu a particularmente a acho pesada e não deixa claro sobre o que versa. Mas vamos entendê-la. Ela possui três listras cada uma com uma cor: azul representa a abertura e honestidade entre os parceiros, vermelho para amor e paixão e preto em solidariedade aos que precisam esconder seus relacionamentos devido às pressões sociais. O símbolo “pi” é referência ao “P” de Poliamor e a cor dourada representa o valor acima das questões físicas que os poliamoristas colocam em seus relacionamentos, sendo a amizade, o companheirismo e o amor mais importante que as questões sexuais.
Coração Poliamorista: Este busca mesclar a bandeira ao símbolo Poliamorista que conseguiu mais aceitação. As cores azul, vermelho, preto e dourado se repetem nas linhas que moldam o coração com o símbolo do infinito cruzado.
Arara: Este éum símbolo bem comum nos EUA para os poliamoristas. Qual a ligação? Simples, em inglês esses bichinhos são comumente chamados de “Polly” e por isso mesmo viraram mascote da comunidade poliamorista americana. Em alguns restaurantes e bares quando poliamoristas se encontram eles marcam as mesas com a imagem do bichinho. Interessante não é?

PAARC: Sigla em inglês para Polyamory Awareness and Acceptance Ribbon Campaign (Fita da Campanha de Conscientização e Aceitação Poliamorista – FCAP). Novamente as cores e simbolos são as mesmas da bandeira oficial só que agora em forma de fita. Saiu bem melhor que a bandeira, não acham?
Diversidade Sexual Poliamorista: Este símbolo foi criado por Poliamoristas que defendem que as relações poli sejam vividas respeitando as orientações sexuais dos parceiros, não permitindo que isto seja um empecilho para a formação de casais. Eu particularmente dou todo o apoio!
Purple Mobius: Vou falar desta a título de curiosidade, pois acho a mais frustrada tentativa de fazer um símbolo... Tentaram reunir os símbolos dos grupos anteriores de alguma forma ligados ao Poliamor, as comunidades Gay (triângulo rosa), Feminista, Bissexual e de BDSM buscando também uma alusão ao formato do coração mais o símbolo do infinito Poliamorista. Este foi o resultado. Frustrante, não é? Não que não devessem juntar os movimentos, nada disso, mas o símbolo não teve personalidade, infelizmente. Creio que a Bandeira de Diversidade Poli tenha sido mais eficiente nesse quesito.
Poly and Proud: Este é um novo símbolo para infinitos amores. Vários corações se entrelaçamformando um círculo. Mesma simbologia do Coração com o símbolo do infinito ao meio.
Poly, Pagan and Proud: Achou parecido?Cuidado! O símbolo acima foi aproveitado pelos Poliamoristas pagãos para fazer seu próprio símbolo. Dentro do círculo formado pelos corações foi inclusa uma estrela de cinco pontas, comum aos pagãos. Se você não é Pagão, cuidado na hora de diferenciar os símbolos!
ATENÇÃO: Este NÃO é um símbolo Poliamorista!
Faz parte do processo de identificação saber reconhecer os que são símbolos poliamoristas e os que não são. Este símbolo, que pode parecer bastante poliamorista, é constituído por dois símbolos femininos e dois masculinos se entrelaçando. É um símbolo do Swing, não Poli.
Enfim, porque aprender sobre símbolos? Pode facilitar muitas coisas: A sociedade nos ver como um grupo social; entender que temos uma filosofia e organização internas e não pura pegação; que não é uma fantasia ou fetiche, mas um estilo de vida que exige leis que nos apóiem e não interfiram em nossas vidas; encontrar outros poliamoristas; divulgar a existência do Poliamor, criar interesse em saber mais e melhor sobre o assunto; entre várias outras possibilidades. Nós temos um nome, o símbolo nos dá uma imagem.
Nos próximos posts procurarei mostrar vários produtos que já estão sendo criados para Poliamoristas: desde blusas com estampas até buttons, relógios e copos. E claro, como faz parte de qualquer cultura, filmes, músicas e livros sobre nós não podem faltar!
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais (ou compartilhar se já sabiam) um pouco mais sobre essa nossa comunidade tão especial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário